sábado, 23 de dezembro de 2017

Fechamento do mês DEZEMBRO/2017: +0,47%

    Bom, melhorou, comparado aos -0,15% do mês passado, como já esperado devido a uma alta alocação em Tesouro Direto (que vem variando pra baixo, só que esse mês um pouco menos devido a incerta reforma da previdência), os rendimentos estão leeeeeentos. Em comparação, ações foi +2,66% (muito melhor). 
    Continuo a me questionar se vale a pena ficar acompanhando mês a mês as variações de títulos públicos que só vou resgatar no vencimento. Tenho pra mim que valeria por três razões:

  1. Para saber o que não está valendo a pena, por exemplo, vou tentar ir aos poucos equilibrando a carteira, reduzindo por hora os aportes a TD;
  2. Para saber se valeria em tese realizar os resultados antes do vencimento se houver uma super-subida, por exemplo, Bolsonaro ganha e logo em seguida é impichado por alguma denúncia, etc;
  3. Ver que aquele papo que renda fixa sempre é melhor que poupança é pura balela, esse mês por exemplo, renda fixa obtive 0,41%, contra 0,43% da velha poupança (mas sabendo os motivos que fazem essa renda fixa ser melhor que a poupança no longo prazo).
Deci$ões para 2018:
  • Fundos de Investimento: Estou olhando uns fundos de investimento, vou alocar pouco, é para diversificar mesmo em algo um pouco mais arriscado com possibilidade de ganho, tenho dado umas lidas no HardMob onde há um bom debate acerca de fundos e acho que vale a pena se for pouca exposição, em especial se for um fundo de gestão ativa, ou seja totalmente diferente da minha abordagem Buy and Hold, como não vou ficar me matando para fazer análises e trades o tempo todo pode ser uma boa, o Bastter é radicalmente contra;
  • FIIs: Vou dar uma segurada, estou esperando as cotas normalizarem, já vi que começaram a cair BBPO11, KNCR11, vamos observando :)
  • Ações: Já estou com uma carteira razoável, vou apenas equilibrá-la e aumentá-la (comprar mais do mesmo). Muitas incertezas com as eleições, 2018 não vai ser hora de inovar até termos uma noção do que vem por aí;
  • TD: Continuar com aportes de aposentadoria e nada mais, talvez valha a pena se a SELIC subir ou houver alguma turbulência com as eleições, mas se ela continuar no patamar que está, este ativo está desinteressante;
  • CDB/Debentures: Se tiver uma sobrinha e aparecer esses CDBs de prazo não muito longo (< 2024) com uma boa taxa pode ser; Debentures por hora vou dar um freio por causa do cenário que vem. Observar essas mudanças de regra no FGC que me soam estranhas;
  • Bitcoin: Tô fora :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário