terça-feira, 3 de abril de 2018

Fechamento do mês Março/2018 +0,12% [Férias]

Pois é, em um mês que o IBOV registrou alta de apenas 0,03% minha carteira de ações,  ficou o mês com -0,95%. Grande parte por causa de CIEL3 que continua em queda livre, tal como o gráfico mostra:

Pelos meus estudos a empresa é boa, assim essa é a hora de ter sangue frio e não vender (seria pra comprar?) E assim farei, nada no balanço dela diz que não é boa. Deixo então ela sob-judice.

Na renda fixa, repito que ainda não sei até onde é válido acompanhar "crescimento" patrimonial quando se tem muita alocação em Tesouro Direto e se vai carregar até o fim, você tem umas flutuações malucas que simplesmente não querem dizer NADA. Ainda, já que a dois meses venho perdendo do IBOV, decidi unir-me a ele, aproveitei uma laminha que tinha de uma LCA que venceu e apliquei tcharam... num fundo de ETF! (muitos consideram ETF em um lixo, um fundo de ETF então...) Bem, foi só pra acompanhar e pelo menos assim, IBOV me vencendo, eu ganho também com isso. Diversificação!

Fiz a compra do CPTS11B e esse mês de abril já vou receber os aluguéis dele. Minha renda passiva mensal com FIIs esta em uns 45 reais (quase nada), minha ideia é inicialmente montar uma carteira de FII que me pague exatamente o valor do meu condomínio (já que não pago aluguel) que aí vou poder dizer pra Jane Baker (a gente mora no custo zero kkk), a meta desse ano é chegar na metade do condomínio sendo paga com FIIs. A carteira de FII rendeu 0,89% nesse mês ahhh se tivesse mais... :)

O fundo de investimento multimercado que o Bastter muitos xingam rendeu em março 0,71% também nada mal para um produto considerado lixo. Mas nessa carteira coloquei pouquinho, mas pelo menos deu uma ajudada a fechar no azul.

Estava de férias e aproveitei para fazer o imposto de renda... Putz, primeiro IR em que coloquei Ações... Foi tão trabalhoso, em especial por ter mais de um papel na mesma nota de corretagem em diversos meses que fiquei com a sensação que vou cair em malha (a ver)... vai que fiz algo errado.
O melhor site sobre preenchimento do IR que achei foi este.

* * *
Nas férias deu para descansar, organizar minha viagem das (próximas) férias,  mas ainda não acabei nem o planejamento do mochilão e nem o livro do Martin Gilbert da WWII. Mas cheguei em 80% dele.
Comecei a ler o livro "Na Minha Pele"  do Lázaro Ramos, está bem interessante, é fininho mas não gosto de ficar com várias threads de livros então vou congelar o Lázaro e acabar logo o livro do Martin Gilbert, que... tem tudo a ver com o Netflix e esta série que sugiro: https://www.netflix.com/br/title/70254851, não sei por que raios está com o nome em espanhol (La Guerra Mundial a Todo Color), mas o fato é que mostra a segunda guerra nos seus mínimos detalhes (tal como o livro que estou lendo) e é toda composta de filmagens da própria guerra que foram colorizadas, Muito Legal! Ela é excelente, no primeiro capítulo mesmo, mostra como o pequeno partido Nazi (Nationalsozialismus) mostra como fascistas podem assumir o poder, até mesmo pela via democrática, quando a população está desacreditada da classe política(Cuidado Brasil!), vale assistir cada episódio.

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Ok, foi o Alaska Black Fic Fia. Mais de 4% mês passado... Ah se tivesse ficado desde o início do mês :D
      Não é recomendação de compra, ele deve oscilar bastante.

      Excluir
  2. Olá CP,

    A Cielo está caindo muito, mas os balanços dela continuam bons. Esse pessoal que fica chorando aí reclamando da empresa, eles estão olhando só a cotação. Eu só não vou comprar mais porque eu não tenho mais grana para aportar.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso ate em comprar mais, mas desde que caia ainda mais. É aquela história, curar ressaca bebendo outra.
      Vamos ver como vai flutuar.

      Excluir