terça-feira, 5 de dezembro de 2017

-0,15% :(

Como tinha falado num post anterior o meu controle dos investimentos ela meio clumsy. Como são coisas espalhadas: TD (em mais de uma corretora), Ações, LCA, Poupança... eu ficava só na sensação de estar na direção correta, e não tinha a certeza. Pra complicar mais, como faço aportes todo mês, ficava ainda mais complicado saber o que foi o crescimento do rendimento e o que foi patrimônio subindo de forma vegetativa. Tentei usar planilhas (umas muito detalhadas, onde tinha que discriminar até o pão que se compra na padaria) e depois aplicativos de celular (sério, não achei muito pratico, em especial por que como usava versão free, apareciam mil propagandas). Bom aí em Outubro resolvi dar um basta, afinal tanto estudo e esforço pra sair da poupança e no final não sei para onde vou? Ficar apenas no feeling não dá. A máxima de engenharia de software é que não se pode controlar aquilo que não se pode medir.
 Peguei então a planilha do Além da Poupança, joguei no Onde Drive (não tenho Windows e muito menos Office) e resolvi mapear tudo em novembro/2017. Constatação: -0,15% de prejuízo !!!!!!!!!!!
Fiquei negativo!
As causas são claras: TD caindo por causa da Selic e ações também em queda por que acha-se que o Temer não vai conseguir comprar negociar apoio com a base para aprovar essa reforma ridícula, onde cobra-se a ética mas não se dá o exemplo.
Enfim espero que, se este mês não houver atropelos, baseado no meu feeling passado eu estava na direção certa, recebo meus primeiros rendimentos de FII. Se vou aumentar exposição a FII, alguém viu esse vídeo do Bona sobre o assunto? Achei bem interessante, ou seja, apenas confirma que especular com FII não é uma boa. Segue o vídeo.

3 comentários:

  1. Bona tem ótimos vídeos. Nesse achado ele faz um alerta corajoso. Fiz um esforço pra assistir o máximo possível dos seus vídeos no meu "início master burro amador inicial". Ajudou muito. Você acredita que o mesmo pensamento dele serve pra ações na bolsa? Há um esforço de muitas empresas pra realizar IPO ainda esse ano.

    ResponderExcluir
  2. Olha invisível pode ser, indo no google finance e comparando o IFIX e o IBOV no ano temos IBOV com +20,28% e IFIX com +19,80, ou seja, +/-0,5 de diferença. Entretanto eu acho mais fácil entender as ações que as FII (ainda estou estudando). Comprar ações em IPO a pessoa tem entender muito bem do mercado, etc... Mas se tiver uma laminha pequena para investir num IPO com a tag [estudo] eu arriscava só para aprender. Mas a qual IPO voce se refere?

    ResponderExcluir
  3. FIIs acho que inicialmente é dificil, mas depois de mapear e saber detalhes sobre cada 1, se torna mais seguro e mais fácil do que ações, não há um sobe-desce desenfreado como em ações rs

    ResponderExcluir