quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Uruguai - Percepções

Inaugurando a track de turismo deste blog, falarei de minha recente viagem ao Uruguai. Primeiramente Fora Temer foram três os motivos para ir pra lá:

  1. Vôo direto para Montevideo 
  2. Já conheço Buenos Aires
  3. Lugar precisa ser tranquilo pois foram idosos
    O item 2 é de se destacar, pois quando digo que fui pra lá todo mundo acha estranho e pergunta, "Você não foi pra Argentina? " Como se fosse estranho ir pra lá, mesmo que antes.
Enfim, de cara a percepção é que o melhor negócio que eles fizeram foi ter caído fora do Brasil no passado, Montevideo é uma cidade extremamente limpa, elegante e tranquila. Ao chegar, o aeroporto é de acordo, moderno e do tamanho certo para receber o turista. Tinha alugado um carro do Brasil, pois fomos direto do aeroporto para Punta Del Este. Foi um Hyundai HB20X, que por 2 dias custou U.S$195,00. Apesar de ter feito o seguro pelo cartão VisaGold, a Europcar deu de ombros para o seguro contra danos coberto pelo cartão, o cara da agência mesmo falou "Eso no es nadie para nosostros". Enfim, essa propaganda dos cartões com esse benefício não serve de muita coisa ao menos no Uruguai.
    Era bem cedo, tipo 6 horas da manhã de um sábado e a distância do Aeroporto Carrasco até Punta Del Esteé 1h30 de carro. Estrada ótima, mas tem dois pedágios no caminho, cada posto de cobrança eram 850 pesos, que foram convertidos pelos próprios funcionários para real em 10 reais cada, paguei em real mesmo (vê se isso seria possível no Brasil...). Meio caro esses pedágios, além do mais a gasolina lá é bem cara também, estava uns R$6,60 o litro... E se aqui o preço é de cartel, lá é tabelado, isso mesmo... É engraçado, você passa pelos postos aqui no Brasil vê o preço do combustível em letras gigantes, já lá, não tem nenhum preço visível, afinal, é tabelado. Toda gasolina vem da ANCAP (a Petrobrás deles). É aquela história se aqui já funciona como cartel, com diferença mínima de preços, era melhor tabelar logo, quem sabe reduzia adulteração.
    Sobre Punta Del Este, realmente, um local belíssimo, só tem casa de riquíssimos proxenetas estilo Dória, pobres caiam fora, acredito que moram numa cidade perto chamada Maldonado. Agora na baixa estação é bem tranquilo, tudo que os meus velhinhos precisavam. Lá vale a pena conhecer o porto, deu até para ver leões marinhos, dá pra ir na escultura dos dedos e comer muito bem, sempre com um vinho (aliás achei os vinhos Uruguaios bem melhores que os Argentinos, eles tem muuuita vinícolas, no esquema de micro-vinícola). A noite, fui a um Pub no porto chamado Moby Dick. Legal e com uma excelente Margarita para aquecer (estava fazendo 8 graus).
 Escultura Los Dedos
Leão Marinho no Píer de Punta Del Este (eles são enormes!)
    Comer no Uruguai tem suas vantagens, eles não exportam imposto para turistas, logo se você usar cartão de crédito, vai ter 18% de desconto no restaurante, o que vale muito a pena, já que lá não é nada de pechincha. Mas tem que pagar com Visa, o desconto é na hora da compra, se pagar com dinheiro não tem jeito, nada de desconto. Outra coisa é que as porções são enormes, facilmente pedindo um Chivito (sanduiche tipico de lá) duas pessoas comem de boa.
    Partindo para a capital, vale  passar pela Casapueblo (30 reais para entrar), do artista Vilaró. Quem já foi a Grécia diz que parece com um casario de Santorini.
Casapueblo
    Montevideo é uma cidade com uma estética menos antiga que Buenos Aires, mas persiste ainda um pouco de clima de Europa. A cidade é bastante limpa e segura, podemos andar tranquilos a noite (é engraçado destacar tanto isso, andar na rua era pra ser o mínimo não é). Lá ficamos no bairro de Punta Carretas. Parece uma mistura de Leblon com alguma praia de longa orla da California. Lá o calçadão eles chamam de rambla e é looooongo e bastante bonito, é basicamente o local onde os uruguaios fazem exercício, não que não hajam outro local, me impressionou a quantidade de parque públicos (e acessíveis, ou seja sem drogados, vagabundos, cheira-colas, malandros, etc...)
Rambla Mahatma Gandhi
    O Uruguai é um país progressista, um rapaz do Uber nos disse que lá se você trabalhasse direito, vivia sossegado, tudo era caro mas todos tinham algum dinheiro. Poxa... acho que é isso que o Brasil precisa, todos com um pouco, e não essa mentalidade "More to myself, nothing to everybody else". O problema, realmente não é um cara pelado no museu, é a desigualdade... Enfim, lá pode-se comprar maconha na farmácia, vendida pelo próprio  estado, lá aborto é permitido até a 12ª semana de gestação e todos que trabalham tem descontado em folha meio que um plano de saúde compulsório.
    Locais onde fui: Vinícola Bouza (caro o passeio, mas uma das melhores comidas da vida), Shopping Punta Carretas (vá para olhar e comer uma pizza no La Pasiva, qualquer coisa além de vinho é caro), Colonia do Sacramento, Ciudad Vieja, Teatro Solís, Mercado del Puerto, Mercado Agrícola, Congreso.
Congreso (Dónde está Mujica?)
    Se voltaria? Voltaria! O Uruguai é um país para se ir devagar, se pressa, é uma degustação. Vê que legal, você comprar vinho bom por R$11,00!


3 comentários:

  1. excelente post.

    bom saber que o lugar é civilizado.

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Uruguai é fantástico, anos-luz dessa budega retrograda que temos aqui.
      Te add na blogroll blz?

      Excluir
    2. já tinha te adicionado.

      abs!

      Excluir