terça-feira, 7 de agosto de 2018

Praga - Rep. Checa - Impressões [+ fotos]

Vou aproveitar para registrar aqui minhas impressões pelos locais em que passei nesta viagem, e desta forma não me esquecer como aconteceu com outras viagens.

Praga parece um parque temático, tudo bem ajeitadinho (não foi bombardeada pelos aliados), muito bonito e cheio, cheio e cheio de turistas. Você está lá e de repende uma horda de asiáticos (por favor não estou sendo preconceituoso, estou apenas descrevendo o que via): Um guia com um estandarte para o grupo de 20, ou 30 seguirem. Tem homens velhos, geralmente idosos jovens, eles sempre usam uma jaquetinha como aquelas de repórter, marrom e cheia de bolsos. Quase nenhum idoso tem cabelo branco (haja Jenna!) Tem as senhoras de chapeuzinho de Eliana dedinhos, óculos escuros e bem protegidas do sol, e claro tirando foto de TUDO. Ah, e sempre tem uns jovens (nao muitos). Se forem mulheres geralmente estão em dupla, sempre muito bem vestidas (roupa de grife quase sempre) e aparentemente sempre cheias de protetor solar. Os rapazes são engraçados, no geral com cara tímidos e bem simpáticos. Todos os jovens sempre sorridentes. E lá vai o batalhão atrás do guia. Corra por que quando eles chegam, o agito vai ser certo!
Bom, onde fomos:

  • Old Town Square (o relógio estava em obras!)
  • Bairro Judeu (atrações BEM caras, tem que pagar para visitar as sinagogas e o cemitério, não sei se recomendo apenas para quem tem interesse em história... Para entrar os homens recebem kipá, que até vale como souvenir)
  • Castelo de Praga (vale muito a pena ir! É incrível, incluindo a coleção de armas medievais e a catedral de São Vito)
  • Ponde Carlos (tem que ir de dia e a noite, antiquíssima e bela)
A respeito dos Tchecos, achei-os bastante simpáticos e pacientes dada a quantidade de turistas, a moeda por ser Coroa Checa e não Euros nos dá algum alívio frente a escalada do Euro de ultimamente. Preços convertidos para real em Junho/2018
Cerveja 500 ml (Pilsner Urquell) - 8 reais
Tábua grande de frios - 25 reais
Joelho de Porco (comem 3 pessoas) - 40 reais

Praga é uma cidade festiva e pequena, tudo dá pra fazer a pé e o transporte público é barato e eficiente (apesar de cheio, mas isso é por causa dos turistas, ingleses bêbados, americanos bebados, todos bêbados nas ruas pela noite). Outro destaque são os vinhos checos, em especial os brancos que valem muito a pena sempre provar. De comida sugiro provar o Goulash, que nada mais e que um ensopado de carne cozida com pão. Dicas REAIS de Praga vi neste link. Restaurante barato e bom, sem cara de pega turista (bar real frequentado por locais, com cerveja Urquell barata sugiro esse, peça um prato chamado Old Rope).
De Praga pegamos o trem para Dresden. Na verdade comprei no site da Deustche Bahn um bilhete com Stopover de 48 horas em Dresden pelo mesmo preço do trem direto para Berlim, vale muito a pena. So lembrem de reservar os assentos (complicado no site todo em Alemão). A viagem passa por paisagens muito bonitas, melhor ficar do lado direito do trem que margeia o rio Elba.

Imagens :
 Igreja de Nossa Senhora na Old Town Square
 Não é frango assado, lá na rua eles fazem joelho de porco (como se fosse um franguinho)
 Cemitério Judeu (ficava dentro do gueto de Praga, como o espaço "cedido" pelos Nazis para o gueto era tão pequeno as pessoas iam morrendo [e morriam muitas] que as covas ficaram literalmente empilhadas umas nas outras)
Armas medievais: Uma Morning Star, uma Massa, uma Spear (não é a Britney)

Próximo POST (um dia) será Dresden....

6 comentários:

  1. Muito legal !! não rola umas fotos aqui? no aguardo do próximo post !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou colocar algumas.
      Ainda estão na máquina.

      Excluir
  2. muito legal.

    se rolar fotos (cada um sabe de seu anonimato) recomendo o flickr.

    o que senti fala mesmo é de um parágrafo falando dos custos, mas fica a seu critério.

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho tudo levantado, a partir de Dresden vou incluir!!

      Excluir
  3. Tenho muita vontade de conhecer a Republica Checa. Se um dia for lá, irei com certeza, nos castelos e nas pontes.

    Abraço e boas ferias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viajar é bom demais. Bom pra alma e ruim pro bolso...

      Excluir