quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

O maior erro de Hitler, +3,27% ao mês!!!

Meu livro do Martin Gilbert já está em 1942, e o Japão imperial quer espalhar seus tentáculos por todo o oriente e se der, quer dominar até a Austrália. Em dezembro de 1941 os japoneses atacaram sem piedade a base de Perl Harbour no então território americano do Havaí, acreditavam que aquilo fazia parte de SEU quintal, e não dos U.SA. Os Japs pegaram os americanos com as calças na mão, botando quente geral no tio Sam. Mas mais pra frente ele vai levar o troco e será bem pesado...

Na Europa a máquina de guerra de Hitler se voltou para a União Soviética, rasgando seu pacto de não-agressão com Stalin ele acreditava que sua Blitzkrieg funcionaria mais uma vez e que até antes do inverno resolveria essa questão. Mas as coisas estão dando errado e os soldados soviéticos são extremamente tenazes arrancando até reconhecimento dos mais altos membros da SS.

Em outubro de 1941 já nevava em Moscou e os alemães estavam com dificuldades em São Petersburgo e na Criméia. Com o ataque japonês de dezembro a Perl Harbour, nada mais apropriado que uma aliança Alemã com o império japonês para ferrar os soviéticos pelos dois lados. Os alemães iriam pelo oeste e os japoneses pelo leste. Assim, em dezembro de 1941 Hitler cometeu seu maior erro: declarou guerra aos Estados Unidos. Neste momento ele transformou uma guerra que ele mais ou menos controlava em uma guerra total contra uma nação que ajudava seus inimigos mas que sempre declarou-se contra entrar nesta guerra (apesar de tudo). E o pior, o Japão já tinha saído de uma guerra contra a URSS e tinha perdido, logo para já não tinha intenção em recomeçar uma guerra com a união soviética. Foi neste momento que Hitler decidiu perder a guerra.

Mais pra frente vou contando mais da guerra no pacífico, por já ter ido ao Havaí, tenho umas fotos curiosas como a que está abaixo, um submarino suicida japonês chamado Kaiten.
Isso de ler da Segunda Guerra está me dando vontade de viajar para ver mais alguns sites de guerra, mas as passagens estão tão caras :(
Vou tentar ver se a Jane Baker toparia viajar low cost em Hostels, se ela encarar já me animo mais!!!
***
Agora a parte de finanças, hehehe 
Bom esse mês foi um verdadeiro espetáculo, como diria quem ajudou a alcançá-lo: Nunca antes na história deste país a bolsa deu uma pipocada pra cima dessa forma!
Janeiro/2018 rendeu 3,27% AO MÊS :) Bem, se o Lula for preso, talvez dê mais uma subidinhas, não? A ver...

Agora, tudo caro, para onde vou em Fevereiro?
Tem uns CDBs pré-fixados do banco Máxima que estão tentadores, agora quando você pára pra ver o estado financeiro deste banco, é de se ficar com o pé atrás... Sei que tem FGC, mas sei lá, parece tipo decidir ter relações sexuais com uma pessoa, você sabendo que ela tem AIDS, logo, vamos usar camisinha né? (kkk que comparação!)
Também penso em FII, agora, de uns tempos pra cá, tudo caro também. Estava olhando o CPTS11B, e ele tem tipo resultados consistentes e boa remuneração, mas é aquele esquema de investidores qualificados, ele não dá relatórios muito detalhados, o preço dele oscila, mas não muito, vou tentar analisar os CRI da carteira dele e ver se tem lixo ou algo que preste, mas por hora me parece a melhor opção, claro vou por pouquinho pra sentir como a banda toca.
TD tá um lixo (a menos se você já tivesse estocado uns da época das taxas altas não me parece um negócio que valha agora...)
====Atualização===
Não cheguei a comprar o CPTS11B, ontem foi divulgado que o banco BMG Mellon (que administra o fundo) esta envolvido num escandalo de venda de títulos podres para o fundo Postalis dos trabalhadores dos correios (https://www.google.com.br/amp/s/g1.globo.com/google/amp/https://g1.globo.com/politica/noticia/justica-decreta-prisao-preventiva-de-ex-presidente-do-bny-mellon.ghtml).
Bem, hoje 02/02 o FII caiu 0,25%, pra mim não houve contabilização desse escandalo por parte do mercado, mas por hora vou so observar este papel.

2 comentários:

  1. Coincidência !!! eu estava lendo sobre bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki e acabei lendo bastante sobre a guerra, apesar de que já saber muita coisa, foi legal ver que o Japão chegou próximo da Austrália e teve que recuar, e realmente o clima ferrou os alemães, mas chegaram bem perto de Moscou né...rsrs Deve ser muito legal viajar para lugares onde ocorreram as principais batalhas, imagine ir nas praias onde houve o desembarque do dia D... quem sabe ainda não consiga ao menos essa viagem !!! rs

    ResponderExcluir
  2. Pois éh estava vendo de ir na Alemanha, seria um combo WWII e guerra fria em Berlim, e tem perto o campo de concentração de Sachsenhausen para visitação. O livro do Martin Gilbert está bom, mas é muuuito grande parece que nao acaba nunca.

    ResponderExcluir