quinta-feira, 19 de julho de 2018

Fazendo Probiótico usando Kefir

Neste post como forma de contribuir com a finansfera vou detalhar como utilizar Kefir de leite para fazer um probiótico baratíssimo e saudável em casa e que consegue substituir tranquilamente o qualquer iogurte.

A parte mais difícil do Kefir é a parte hiponga da coisa, é preciso conseguir o Kefir com alguém. Ele normalmente não é comprado em lojas naturebas tipo "Mundo Verde", então o jeito é ir no boca a boca em conversas sobre atividades saudáveis e saber alguém que tenha para doá-lo para você. A pessoa vai te entregar em um potinho umas bolinhas brancas, provavelmente com um pouco de leite dentro e tapado com papel filme. Não estranhe o cheiro, é de leite azedo ou coalhado, mas tá tudo bem! Não é urgente mas  o quanto antes coloque a sua doação em um ambiente refrigerado, de preferencia na bandeja mais alta da geladeira. Feito isso vamos à parte fácil, fazer o iogurte, anote o que é necessário:
A cara do Kefir:



1. Uma jarro de vidro (serve aqueles que se usa para por suco que tem 1 litro);

2. Uma colher de plástico comprida;



3. 1 litro de leite INTEGRAL desses em caixinha longa-vida (qualquer marca);

4. Toalhas de pano

5. Cinco a seis copinhos de vidro (pode ser aqueles que continham azeitona, geléia, extrato de tomate), prefira esses menores pois o de requeijão acho muito grande;

6. Uma peneira larga de plástico (dessas quase do tamanho de um prato)

7. Papel filme

8. Um recipiente de plástico (pode ser um antigo pode de sorvete)
Passo 1: Pegue o seu Kefir doado e coloque-o no jarro de vidro 1 e depois vá enchendo com o leite 3 até quase a borda do jarro, se sobrar leite pode beber, como há o Kefir já no jarro sempre sobra um pouco da caixinha. 

Passo 2: Pegue a colher 2 e misture o leite e o Kefir no jarro 1 mexendo bastante.

Passo 3: Pegue a toalha (podem ser panos de prato) e cubra a jarra para deixá-la escura e deixa fora da geladeira por 24 horas, isso que você leu, um dia inteiro fora da geladeira no escurinho. 
(Eu gosto de fazer por exemplo, domingo à noite para já ter o iogurte pronto na terça de manhã)

Passo 4: (24 horas depois...) Pegue o jarro, você vai ver que a consistência mudou um pouco, o leite meio que coalhou e pode ser que haja uma separação entre o iogurte e o soro. Pegue a colher 2 e misture um pouco. Aí pegue a peneira 6 e o recipiente 8 e vire o jarro 1 para peneirar a mistura, você vai ver que o iogurte vai cair e vão ficar na peneira umas bolinhas de leite, similares às que você viu no potinho da doação. 

Passo 5: Do recipiente 8  vá virando nos copinhos o iogurte e depois tape-os com papel filme e pode por dentro da geladeira como se fosse iogurte (usei até um pote de requeijão antigo com a tampinha, dpa certo!).

Passo 6: Pegue as bolinhas da peneira 6 e reserve em um potinho e coloque na geladeira do mesmo jeito que recebeu. O Kefir é imortal, você usará estas bactérias indefinidamente!

* * * 
Eu gosto de comer o Kefir de manhã no café da manhã, pego um dos copinhos, ponho adoçante ou açúcar e um pouco de granola e fica DEZ! Como é mais que um iogurte industrializado (mas sem acidulante, estabilizante, conservante, goma xantana, espessantes, corantes, leite revertido) ele alimenta mais e melhor!
Vejam o nível da economia: Por exemplo peguem um pack de 6 iogurtes gregos da Danone, que se você tiver sorte, encontra por R$7,00. Cada copo tem 90ml, e os 6 da cartela foram apenas 540ml de alimento. Já o Kefir você pode fazer até 1 litro de probiótico (quase o dobro!) pelo preço de um litro de leite, que eu comprei hoje mesmo por R$3,29!
E nem estou falando no impacto ecológico dos copinhos de plástico rolando por aí por anos!

10 comentários:

  1. Parabéns pela receita. Pena que eu tenho intolerância a lactose.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Intolerância ou alergia?
    Por que o Kefir justamente tem baixa lactose pois as bactérias digerem justamente a lactose do leite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Intolerância. Não sadia que tinha baixa lactose. Obrigado por responder.

      Abraços.

      Excluir
    2. Olha aqui:
      https://semlactose.com/index.php/2015/12/04/7-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-kefir/

      Excluir
  3. excelente post!

    já uso há algum tempo, afinal é barato, nutritivo e gostoso.

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom! tem gente que faz até queijo de Kefir. Mas não tenho as skills e o tempo para isso...

      Excluir
  4. Ótimo dica !! infelizmente eu não gosto, sou fresco para comida rs

    ResponderExcluir