segunda-feira, 26 de março de 2018

Mochilão/ Viagem Internacional Econômica - Como Programar? [Parte 2]

Estou de férias então vou adiantar esse post. Nada de finansfera, já me estressei demais fazendo o IR incluindo ações pela primeira vez.
Bom, este é o segundo post sobre dicas de como organizar uma viagem internacional econômica. O primeiro você encontra aqui. Se no primeiro post tratamos  de aspectos macro, como onde comprar as coisas, neste post sera de aspectos micro de uma viagem.
Os pressupostos são que a pessoa quer economizar, quer viajar leve (para não gastar com taxas de bagagem) e a pessoa não tem frescura.
Primeiro vou listar as coisas que NÃO serão levadas numa viagem por serem verdadeiros TRAMBOLHOS:

  • Secador de cabelos/ Chapinha (foi mal princesas);
  • Pau de Selfie (já deu né pessoal, é muito paia)
  • Câmera fotográfica Gigamega grande de 1 milhão de pixels (ok, se o seu hobby for fotografia eu entendo, mas caso contrário, é só mais um bagulho pesado pra carregar, pra se esquecer no restaurante, para roubarem...);
  • Mais de 1 sapato (foi mal princesas x 2), dica, mulheres, em aeroportos fora dos USA se você estiver de botas irão mandar vocês tirarem pois tem gente que leva drogas dentro dos saltos. Se for no USA mandam todo mundo tirar o sapato anyway...
  • Notebook (se a viagem não é a trabalho, por favor deixa isso em casa, use o celular);
  • E-Reader (use o celular, ninguém morre se ficar 10 dias das férias lendo o livro no kindle do celular);
  • Protetor de passaporte (aquelas capas de plástico, esqueça! Em diversos locais as fronteiras irão escanear seu passaporte e essas camisinhas de passaporte atrapalham este processo, só vai atrasar e receber resmungos do oficial de imigração);

Coisas (Gadgets) para levar:

1) Adaptador Universal

Isso aqui é muito importante, em especial depois que o Brasil inventou o padrão jabuticaba para tomadas, pode ser que carregador de celular, de camera ou outra coisa não funcione no seu destino, em especial se for na Inglaterra que tem um padrão bem doido. Enfim, arranja um, esse da imagem é todo robocop, mas um basicão não custa mais que 10 reais e salva no perrengue.

2) Bateria Portátil
Óbvio que ela tem que estar sempre carregada, para o seu celular, que são os seus olhos, não se apagarem. E esse cabinho aí ainda pode te ajudar, caso você não tenha o item 1) para carregar o seu celular, tenta carregar na saída USB da TV do quarto (se for Hostel apela para a solidariedade).

3) Money Belt (doleira)
O seu passaporte é o seu documento fora do país, deixe ele SEMPRE com você. Nada de colocar no bolso da frente da camisa ou pior, no bolso de trás da calça. Deixe ele sempre no seu money belt. Meninas, nada de colocar o passaporte na bolsa, ela pode ser esquecida ou roubada, deixe ele SEMPRE com você. O money belt serve obviamente para você colocar o dinheiro maior que geralmente estará SEMPRE com você. Eu desconfio dos cofres de hotel e bem, se você estiver em um local melhor diferente do Brasil, a chance de alguém te assaltar armado já é baixa. E se assaltar a chance e ir até aí é menor ainda. Dinheiro maior aqui, o picadinho na carteira.

4) Capa de chuva descartável
Isso é um trunfo caso caia uma chuva, elas são pequenas do tamanho de uma carteira, sendo bem mais prático que carregar um guarda chuva. É bom estar à mão pois numa emergencia salva a pele.

Dicas mais para Mochileiros que ficam em Hostel

5) Toalha superabsorvente de microfibra
Caso você não saiba, a muitos dos Hostels cobram para te dar uma toalha para o banho. Esse preço pode variar bastante, como também se você for ficar mais de um dia acaba com uma toalha molhada na mão ou na beliche onde está. Essas toalhas vendem em lojas de esportes e são ótimas para mochileiros, elas enrroladas ficam do tamanho de um pão francês. Você não precisa secá-la, basta torcer e por na mochila. Nem pensa em levar uma toalha normal do Brasil, esse é o maior mico que se pode pagar, ocupa muito espaço e molhada você não vai saber o que fazer para seca-la, ainda mais se no local fizer frio.

6) Forro de privada
Pode rir do que for, mas dividir banheiro com outras pessoas, que muitas vezes chegam bebadas, comem comida que não estão acostumadas, ou simplesmente não seguem a única regra para banheiros: DEIXE DO JEITO QUE ENCONTROU, pode ser complicado. Recomendo comprar uns dois ou três deste e deixar nas suas coisas, vai por mim você nunca sabe o que vai encontrar pela frente... e vai me agradecer por esta lembrança.

7) Cadeado
Esse cadeado não é para trancar a sua mala (se você foi de mala já começou errado), ele é pra trancar o armário onde as suas coisas vão ficar enquanto você passar o dia fora. Entenda que você pode ficar em um quarto com 4, 6 ou até 8 desconhecidos, então esse item é essencial.

8) Pasta

Essa pasta de plástico, é só para não colocar as folhas dobradas em qualquer lugar e para protege-las caso sua mochila molhe. Basta uma. Que folhas? Você vai imprimir em papel todas as reservas, seguro saúde, etc e colocá-los em ordem cronológica da viagem para caso seja parado na imigração e começarem as perguntas você já tem tudo na mão (ah... as vou por no celular), tenha lá também mas tenha-as em papel, facilita e demonstra organização. O bom é que nas reservas tem o nome do local onde você vai ficar e isso facilita a você mostrar para pessoas se estiver perdido.

9) Caneta

Você está no avião e recebe um papel para ser preenchido e entregue na imigração. Mas preencher como sem caneta? Aí vai ter que incomodar os passageiros pedindo emprestada a caneta. Ou, você está perdido, alguém sabe te orientar. Não perde tempo anotando no celular, anota num papel, ou mesmo na mão. Uma caneta, item tão besta mas faz falta, tenha uma com você na sua viagem.

5 comentários:

  1. Olá CP,

    Parabéns pelas dicas. Qual pais vai visitar dessa vez?

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CI, italia, checa, alemanha e holanda. Vai ser cansativo e estarei com a Jane Baker. Vamos ver se ela tem o espírito da mochileira =P

      Excluir
  2. Já viajei pra fora e comprovo que são excelentes dicas. Essa da toalha eu não sabia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peguei essa dica dela faz tempo naquele site mochileiros.com foi muito util pra o primeiro mochilão que fiz.

      Excluir